domingo, 21 de outubro de 2012

Uma crônica que escrevi há pouco...Olivaldo Júnior


.
 "Feliz" Dia do Poeta
20 de outubro de 2012
 
23h33min
 
            Hoje, vinte de outubro, comemora-se o Dia do Poeta. Eu, que me vi um deles há uns anos, não recebi nenhum poema, nem mesmo um telefonema. Os poetas se esconderam nos claustros do conforto, em que não tenho mais lugar. Lugar de poeta é no meio dos livros, ou no meio do povo? Não estou nem em um, nem em outro. Outro dia, eu me vi sem mim e me assustei: era a persona que inventei despedaçada em "mil".
            A data em que me encontro talvez pedisse um buquê de flores em forma de trovas, um troco de estrelas em vez de moedas, um modo de estrofe em cada esquina das ruas, que sempre escorro escrevendo-lhe assim. "Feliz Dia do Poeta", alguém me diria, mas não me disse, nem me diz. Ninguém se lembra. Não se lembram de músicas antigas, de letras que, líricas, sussurram, serpentinam lágrimas. Eu me lembro de tudo. Tudo de que me lembro me faz repensar sobre o quanto o poeta que eu vi não me tem avistado. Houve um tempo, outro dia, em que eu o via ao meu lado, pronto para o próximo encontro, para a próxima música, para o próximo canto. Hoje, num canto, o poeta que eu via não me vê mais. O violão, jogado a um canto do quarto, pranteia, só, meu desespero. Esperei o bastante para não mais esperar ninguém. Ninguém mais virá.
            Houve um tempo em que sonhava com alguém que chegaria e, juntos, cantaríamos por aí, nos bares, "nos bailes da vida", como disse um poeta, uns poetas, muitos Miltons e Vinicius. Mas qual nada! Hoje escutei que eu só repito a mesma ladainha de sempre, dia após dia. "Feliz" Dia do Poeta, para mim! Minei minha alegria, mas não fujo da ribeira. À beira de mim, a minha vida, em "stand-by", acende e apaga.
 
0h01min
 
Olivaldo Júnior
 
Moji Guaçu, SP, vinte de outubro de 2012.      
 
http://youtu.be/JvhusYyNHGc



Fwd: RELANÇAMENTO DE “PALAVRAS FALADAS FADADAS PALAVRAS” EM MG



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Elenilson Nascimento Elenilson Nascimento <elenilsonascimento@gmail.com>
Data: 21 de outubro de 2012 14:46
Assunto: RELANÇAMENTO DE "PALAVRAS FALADAS FADADAS PALAVRAS" EM MG
Para:


sábado, 20 de outubro de 2012

ELENILSON NO RELANÇAMENTO DE "PALAVRAS FALADAS FADADAS PALAVRAS" EM MG

N"2ª Semana de Arte", em Minas Gerais, as editoras Clube de Autores, Objetiva e a Livraria Capítulo Sete convidam a todos para o relançamento do livro de poemas "Palavras Faladas Fadadas Palavras", do autor baiano Elenilson Nascimento.
"Eu não tenho medo de morrer na miséria, acho que esse não é o meu carma; mas os bichos me preocupam", disse esse excelente autor baiano numa tarde fria de outono em Salvador, sentado inquietamente e com os olhos vidrados num telejornal local, referindo-se à via-crúcis de publicar livros no Brasil, com uma autoridade de quem quer pegar o mundo com as mãos e de quem corre com asas nos pés.
Muitos críticos mordazes já chegaram a classificar os seus escritos de moralistas, enquanto outros, como num artigo publicado num jornal na capital baiana, escreveram que muitos ainda vão descobrir nele o escritor competente e venenoso, aquele que é capaz de ver a realidade despida de ilusões e guiar os cegos. E são justamente as circunstâncias dessas linhas tortas que enchem todas as páginas dessa sua primeira coletânea de poesias, lançada no ano de 2002.
"Palavras Faladas Fadadas Palavras" é um livro arrebatador, ousado, crítico, polêmico, mostrando aos leitores mais atentos que a vida faz entrever em contornos de um quadro cujo tema ainda não dominamos totalmente, mas que de nada assusta. Como uma promessa na nova geração de autores brasileiros, e como poeta original e talentoso que é, a qualidade da sua obra surpreende pelo realismo com que foi concebida. Seus textos refletem as novas tendências, estilos e temas sem preconceitos e máscaras no atual estágio da autêntica cultura brasileira neste início de milênio.
O relançamento dessa obra será realizado dia 20/10 - sábado - às 20h - na Livraria Capítulo Sete, Rua Bento Gonçalves, 1835 – Araxá - MG. A entrada para o evento é gratuita e o livro estará à venda pelo valor de R$ 34,86. Na ocasião, teremos também a participação da Banda MPBoa com muito rock dos anos 80 no repertório. Aos amigos e leitores do LITERATURA CLANDESTINA de outras cidades ou estados que não puderem comparecer ao relançamento podem realizar a compra pelo site do Clube de Autores e receberão o livro autografado após o evento. 
imagem: reprodução

AUTORES NA FLICA 2012


 Tabajara Ruas.
Armando Avena.
João José Reis.
fotos: Vinicius Xavier